Projeto CIDADES EFICIENTES do CBCS com NOVAS AÇÕES
No dia 13 de novembro de 2019, foi assinado acordo entre o CBCS e a Prefeitura de Florianópolis para lançamento do programa “Floripa Cidade Eficiente”.
O acordo assinado pelo presidente do CBCS, Olavo Kucker Arantes junto com João Batista Nunes, prefeito em exercício de Florianópolis, trata-se da continuidade do projeto CIDADES EFICIENTES do CBCS, que iniciou em 2018, o qual tem o financiamento do Instituto Clima e Sociedade – iCS.
Em 2018 o projeto teve foco em ações de Eficiência energética, Uso racional de água, Geração distribuída e Mobilidade, relacionadas aos prédios públicos municipais. Primeiro por meio de um Diagnóstico dos municípios brasileiros e posteriormente na assessoria para três cidades piloto: Jaboatão dos Guararapes, Sorocaba e Florianópolis.
Neste ano, o projeto tem como foco a “Estruturação de elementos de governança e políticas públicas capazes de instituir rotinas sustentáveis para a mitigação das mudanças climáticas e resiliência das cidades”. Para tanto, vai ser desenvolvido junto a uma das cidades piloto: Florianópolis, de forma a promover ações que possam ser replicadas para outras cidades. O prazo para o projeto nesta etapa é até final de agosto de 2020.
Na prefeitura de Florianópolis, o projeto será coordenado por Piter Santana, da Superintendência de Assuntos Institucionais da Secretaria Municipal da Casa Civil, com a coordenação técnica da arquiteta Cibele Assmann do IPUF, quem também fez a coordenação no ano 2018. O grupo de trabalho interno da prefeitura é ainda composto por dois servidores de cada secretaria.
O projeto Cidades Eficientes está ligado ao comitê de energia do CBCS, coordenado pelo professor Roberto Lamberts e fazem parte da equipe do projeto a eng. Clarice Degani, coordenadora executiva do CBCS, a arq. Maria Andrea Triana, coordenadora técnica do projeto, Carolina Griggs, especialista em políticas públicas, o eng. Matheus Giraldi como pesquisador e a arq. Viviane Yoshino, secretária executiva do CBCS.
Serão estruturadas ações em três temas principais: organização da gestão de consumo dos edifícios públicos municipais, capacitação dos servidores nas áreas do projeto e estruturação de princípios norteadores para políticas públicas na área de eficiência energética.
Para o CBCS o projeto representa mais um passo na concretização de ações de sustentabilidade no ambiente construído.
Para mais informações, acesse o site do projeto: www.cidadeseficientes.cbcs.org.br